Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa abre inscrições de Edital de Bolsa para seus participantes

A trajetória da formação da Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023 chega ao seu último mês e, no dia 1º agosto, lança o Edital de Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais, que terá inscrições abertas até o dia 31. A seleção vai contemplar 10 iniciativas artístico-culturais propostas por participantes das trilhas formativas do projeto que tenham tido no mínimo 70% de frequência nas aulas. Cada um dos premiados receberá bolsa no valor de R$ 10 mil e 16 horas de mentorias para aperfeiçoamento das ideias apresentadas. O formulário de inscrição e documentos do edital estão em www.bocadebrasacidadebaixa.com.br/bolsa.
Com objetivo de impactar e impulsionar agentes do campo artístico-cultural atuantes neste território de Salvador, a Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023 teve 355 inscritos para ocupação das vagas gratuitas disponibilizadas e 120 participantes selecionados, divididos em três trilhas formativas – “Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo”; “Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades”; e “Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais”. A jornada de aulas começou em 3 de abril e segue até 27 de agosto, no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Com encontros de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, são mais de 180 horas de carga horária total.
Selecionada através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, a Associação Conexões Criativas realiza este projeto técnico-pedagógico, em parceria com o Sesi, Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador. Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, a formação investe no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional e de participação/prática social, em variadas possibilidades.
O Edital de Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais, que conclui esta trajetória, é aberto a projetos de artes e cultura, nas suas diversas formas de expressão, individuais ou coletivas, que estabeleçam vínculos com a Cidade Baixa. As propostas selecionadas serão realizadas entre outubro e novembro, incluindo um livre formato de compartilhamento público.
Essa ação é fruto Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SOBRE A CONEXÕES CRIATIVAS – Fundada em 2009 em Salvador, a Associação Conexões Criativas tem por objetivos formular, produzir e realizar projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação, dinamizar ações culturais, dos direitos humanos, da ecologia, da educação, da saúde e da comunicação, além de promover, apoiar e estimular atividades no âmbito educativo, cultural e socioeconômico. No seu percurso, destacam-se a gestão da programação do Centro de Dança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura do DF; a realização da curadoria e produção do projeto CENA, SOM & FÚRIA, com ocupação artística do Teatro Gregório de Mattos; a correalização do evento anual IC Encontro de Artes; e a realização dos projetos iluMINA!, de formação em iluminação cênica, e TOCA!, de promoção de shows e formação nas áreas técnicas da música.